Viação Novo Horizonte

A Viação Novo Horizonte, iniciou suas atividades como empresa regular no Transporte Rodoviário de Passageiros, nos idos de 1965, entretanto, já aproximadamente dez anos antes, o sócio Edgar Abreu Magalhães desenvolvia a atividade do transporte de passageiros, em caminhões adaptados, os antigos e famosos “Pau de Arara”. A sua atividade do transporte de passageiros iniciou-se na parte da Chapada Diamantina no município de Seabra, Novo Horizonte e Paramirim, realizando assim, o transporte de passageiros não só entre as referidas localidades nos Pau de Arara, e prosseguindo na atividade, passou a realizar viagens também para o município de Montes Claros/MG. Com o início das obras de construção da BR 116, e acompanhando ao desenvolvimento econômico industrial ocorrido no país no inicio da década de sessenta, a migração para o Estado de São Paulo foi acentuada de todo o nordeste brasileiro, e a região por qual trabalhava no transporte de passageiros, ainda nos “Pau de Arara”, passou a transportar imigrantes para São Paulo, dos municípios de Paramirim, Novo Horizonte, Ibiajara, Macaúbas, Ibipitanga, Ipupiara, ou seja, toda região da baixa Chapada Diamantina. Com o passar dos anos, o trabalho árduo e diário, um maior conhecimento das peculiaridades da atividade de transporte da passageiros, secundado de um promissor desenvolvimento da industria em São Paulo, o número da migração aumentava dia a dia, consequentemente, demandando a organização empresarial da atividade exercida, abandonando o incipiente exercício informal da mesma.

A essa época, pôr volta de 1965, dispondo a essa altura já de um veículo, tipo ônibus, e não o “Pau de Arara”, e atendendo a inúmeras localidades, fundou a Viação Novo Horizonte Ltda.

Continuando o crescimento da organização empresarial fundada, no decorrer dos primeiros anos operaram sempre as seguintes linhas para o Estado de São Paulo:
1- Seabra/São Paulo
2- Ibiajara/São Paulo

As linhas acima destacadas, todas exploradas legalmente mediante contrato firmado com o Departamento Nacional de Estradas de Rodagens. Concomitante, ao desenvolvimento da atividade no transporte interestadual, a agremiação empresarial, passou a explorar a modalidade de transporte intermunicipal de passageiros, inicialmente entre os municípios de Vitória da Conquista / Caculé, da mesma forma através contrato mantido com o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Bahia. Sempre e sempre desenvolvendo a atividade laboral do transporte de passageiros, a Viação Novo Horizonte ao longo desses quarenta e três anos, procurou aprimorar os seus serviços, apresentando um crescimento gradual e sólido, mesmo e apesar das inúmeras crises econômicas por qual passou o País.

Fonte: Site Viação Novo Horizonte

1 Comentário

  1. Sou um admirador do empresário, Sr. Edgar e da empresa Novo Horizonte. Conheço sua trajetória e admiro sua capacidade de empreendedor.
    Fico triste, por não mencionar a Cidade Rio do Pires – BA. Pois foi um empresário desta cidade que contribuiu financeiramente para dar início seu empreendimento.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*